O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) deve firmar parceria com o governo do Mato Grosso para auxiliar o Estado na montagem de um banco de imagens e monitoramento de todo seu território.

O objetivo deste convênio é propiciar a criação de instrumentos que permitam um melhor acompanhamento pela Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente) das diversas ações dos setores agrícola e ambiental do Estado. O Instituto pode fornecer imagens de satélite, softwares de tratamento de imagens e de sistemas de informações geográficas (GIS).

Além disso, auxiliará no desenvolvimento de mecanismos que permitam a obtenção de informações sobre o meio ambiente e a agricultura do Estado, como o monitoramento de áreas de cultivos. As áreas de queimadas e vegetação natural também serão acompanhadas neste processo.

As imagens do satélite sino-brasileiro CBERS, geradas a cada 26 dias e com resolução de 20 metros, serão importantes fontes de dados para o Estado do Mato Grosso. Além dessas imagens, outras como as dos satélites Landsat, NOAA e Terra, recebidas e gravadas pelo Inpe, poderão fazer parte do conjunto de dados a serem utilizados no setor de meio ambiente, agricultura e outras áreas de interesse do Estado.