A Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) assinou um convênio de cooperação com a Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, no valor de R$ 480 mil, para contribuir com a melhoria da saúde no estado. Desse total, R$ 360 mil se destinam ao financiamento de projetos, selecionados a partir de um edital da Fapemig.

As propostas devem ser de interesse para a área de saúde pública e voltadas para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte dos recursos restantes serão direcionados a programas da secretaria de Saúde, parceira na execução do convênio. Entre eles, estão a criação de um Núcleo de Ciência e Tecnologia em Saúde e o treinamento de gestores em geoprocessamento, gestão tecnológica e elaboração de projetos de pesquisa, todos na área da saúde. Outra parte irá para a Fapemig, para aprimorar o serviço de informática nesse campo.

Segundo a Agência Brasil, no próximo dia 2 de julho será realizada uma reunião em Brasília para discutir aspectos técnicos e operacionais do projeto, quando também se dará o lançamento oficial do convênio.