Com o objetivo de disseminar o conhecimento de tecnologias espaciais para professores dos ensinos fundamental e médio, visando o seu uso como conteúdo e recurso didático na educação, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) promoverá, entre os dias 14 e 18 de julho, o VI Curso de Uso do Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente, em São José dos Campos (SP).

Como resultado para as escolas participantes, o curso prevê o desenvolvimento de projetos voltados ao uso do Meio Ambiente com o uso de Sensoriamento Remoto. O evento é promovido pela coordenação de Observação da Terra, através da Divisão de Sensoriamento Remoto e em parceria com as áreas de Atividade de Treinamento e Difusão em Ciência e Tecnologia Espaciais e o Serviço de Treinamento e Desenvolvimento do Inpe. Este curso é direcionado aos professores dos ensinos fundamental e médio, pertencentes à rede pública e privada e para graduados na área de educação.

O evento vai apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas idéias e tecnologias, despertar uma possível vocação científica dos graduados e motivar educadores a repensar a forma de apresentar a ciência a seus estudantes, além de reciclar e capacitar os professores disponibilizando as informações científicas para educação e incentivar a interação das instituições de ensino fundamental e médio com as atividades de pesquisa do Inpe.

Os cinco dias de curso serão divididos entre 14 palestras sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente e aulas práticas de cartografia, interpretação de mapas e imagens de satélites e de geoprocessamento.

+Informações no site www.ltid.inpe.br/vcsr.