O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, divulgou ontem (1/7) no Ministério do Planejamento, em Brasília, os principais projetos do Instituto nas áreas de Estatística e Geociências que compõem o Plano Plurianual (PPA), entre eles a atualização da cartografia brasileira. Segundo Eduardo Nunes, a cartografia tem recebido investimentos insuficientes nos últimos 20 anos, o que levou a um mapeamento inadequado para o desenvolvimento dos programas do governo.

O IBGE também incluiu como prioridade no PPA a contagem da população em 2005 e um censo agropecuário. A contagem da população em 2005, segundo o presidente do Instituto, incluirá informações para as políticas sociais essenciais ao PPA, como cor ou raça, alfabetização e freqüência escolar, acesso a saneamento básico, renda e acesso a programas sociais.

O IBGE estima em 58 milhões o número de domicílios a serem pesquisados no país. Já o censo agropecuário será divulgado em 2005, com informações de 2004 sobre produção e insumos, emprego e renda no campo, além de novas preocupações, como assentamentos, saúde, bacias hidrográficas, unidades de conservação ambiental, territórios indígenas e atividades não-agrícolas (artesanato e turismo rural). A estimativa é de pesquisar 5,6 milhões de estabelecimentos.