A implementação de um banco de dados e o mapeamento completo da região do Rio Una, em Taubaté (SP), será possível através de um convênio entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidade de Taubaté (Unitau).

Na quarta-feira (2/7), em São José dos Campos (SP), foi assinado um termo aditivo ao convênio de cooperação técnico-científico já estabelecido entre as entidades. Nesta nova fase será contemplada a seqüência nos estudos ambientais na bacia do Rio Una, um dos mais importantes do município. Pesquisadores de ambas entidades estão implementando um banco de dados e o mapeamento completo da região do Una.

A parceria entre o Inpe e a universidade ocorre há mais de cinco anos e esse é o segundo aditivo realizado. Os primeiros trabalhos em conjunto foram feitos no levantamento aerofotométrico do território de Taubaté. Outras pesquisas são desenvolvidas através deste convênio, como o monitoramento da emissão de gases nocivos à camada de ozônio em áreas de cultivo do feijão e estágios de docência feitos pelos estudantes da Unitau no Inpe. A assinatura do aditivo foi feita pelo diretor do Inpe, Luiz Carlos Moura Miranda, e pelo reitor da Unitau, Nivaldo Zollner.

Os coordenadores dos programas estabelecidos no acordo também estiveram presentes na cerimônia. A direção da Unitau se demonstrou interessada em estabelecer outras frentes de cooperação, como cursos nas áreas de Sensoriamento Remoto e Sistema Global de Posicionamento (GPS).