De 5 a 10 de abril, aconteceu em Belo Horizonte o XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), organizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Selper (Sociedade de Especialistas Latino-Americana em Sensoriamento Remoto). No Centro de Convenções do Mercure Hotel, foram apresentadas aplicações de imagens por satélites em planejamento regional e urbano, em áreas florestais, na agricultura, geologia, hidrologia, oceanografia, pesquisas atmosféricas, entre outras. Foram ministrados 10 cursos, entre eles: Introdução ao Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens, Sistema GPS e Sistema CBERS e suas aplicações. No total, o XI SBSR teve 710 participantes de diversos países, como Brasil, China, Canadá, Estados Unidos, México, Japão, Argentina, Chile, Peru e Inglaterra.


Mesa de abertura do evento

À abertura do XI SBSR compareceram, entre outras autoridades, Luiz Carlos Moura Miranda, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Ricardo Torga do Carmo, representando o Ministro da Defesa; Marcus Luiz Barroso Barros, diretor do Ibama; Luiz Roberto Thommasi, diretor da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas; Antonio Maria Amazonas Mac Dowell, representante da Agência Espacial Brasileira; Leila Maria Garcia Fonseca, presidente da SELPER – Capítulo Brasil; Raul dos Santos Gonçalves Barbeiro, representando o Chefe do Estado Maior Major Brigadeiro-do-Ar Cesar Ney Brito de Mello; e David Marcio Santos Rodrigues, representando o secretário de Educação de Belo Horizonte.

A coordenação do XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto já disponibilizou na internet os Anais do evento. "Com alta qualidade técnica, os Anais foram confeccionados segundo todas as recomendações biblioteconômicas. Além dos Anais propriamente ditos, com os Trabalhos e um Índice de Autores, o Compêndio traz um Livro de Resumos de grande utilidade. São mais de 3.000 páginas, todas numeradas, o que permite aos autores uma referenciação muito adequada dos trabalhos, que valoriza em muito cada trabalho e seus autores. O cd-rom que será distribuído está ainda mais rico em informações", informa Jose Epiphanio, coordenador do XI SBSR. Para consultar os trabalhos, acesse o botão "Anais do XI SBSR" na página do evento: http://www.ltid.inpe.br/sbsr2003.