O "I Ciclo de Palestras sobre Agricultura de Precisão no Café do Cerrado" será realizado em Patrocínio, Minas Gerais, no dia 23 de julho.

O evento pretende reunir especialistas da área, técnicos e produtores para troca de informações sobre os recursos tecnológicos da agricultura de precisão em lavouras de café. A agricultura de precisão consiste na utilização de modernas ferramentas que permitem, por meio da análise de dados espaciais e temporais, otimizar a aplicação de insumos agrícolas e racionalizar o uso da terra, promovendo a redução de custos de produção e impactos ambientais.

A tecnologia vem sendo muito empregada nos Estados Unidos e em países da Europa. Na região do cerrado mineiro, onde a cafeicultura é implantada em áreas planas, existem grandes lavouras, altamente tecnificadas e mecanizadas, que se caracterizam como um ambiente propício à execução desse recurso.

A utilização da agricultura de precisão naquela região pode, inclusive, ser uma alternativa para melhorar ainda mais a qualidade dos cafés lá produzidos. O evento conta com o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, coordenado pela Embrapa Café, pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa) e o Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado (Caccer) e a Empresa de Pesquisa de Minas Gerais (Epamig).

O I Ciclo vai ser realizado no auditório da Acarpa, em Patrocínio.