As subprefeituras do município de São Paulo contam com o Sistema de Gerenciamento de Redes de Saneamento – SIGRAE, voltado para o gerenciamento dos cadastros de redes de microdrenagens.

Desenvolvido pelo CTGEO – Centro de Tecnologia em Geoprocessamento, uma das unidades de prestação de serviços da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação de Lins (SP), o sistema foi personalizado para atender as especificações do sistema de redes de microdrenagens das várias regiões de São Paulo. O aplicativo está atualmente implantado e em operação nas empresas contratadas pela prefeitura para realizar serviços de limpeza com hidrojateamento e televisionamento do sistema de redes de drenagens da cidade (galerias de águas pluviais) para amenizar os impactos causados pelas enchentes.

"O detalhe importante é que estas empresas terão que fornecer um sistema de geoprocessamento para cada uma das subprefeituras da cidade de São Paulo. Além de contribuirmos com o desenvolvimento do SIGRAE, que auxilia estas empresas na realização do trabalho, através do cadastramento das redes, emissão de ordens de serviços e relatórios, medição de serviços e geração mapas temáticos e controles dos processos do cadastro técnico, estamos contribuindo também com a disseminação das geotecnologias para os profissionais das subprefeituras", diz Renato Simões Cáceres, gerente da Divisão de Projetos e Conversão de Dados do CTGEO.

"Outro fato importante deste trabalho é que o sistema desenvolvido procurou estabelecer uma relação custo-benefício bastante consistente, respeitando a cultura do uso de ferramentas CAD por parte dos usuários das empresas contratadas e pelo pessoal das prefeituras", conclui Cáceres.

+Informações  http://www.ctgeo.com.br/.