Em agosto será realizada a primeira reunião preparatória para o GEOBrasil 2004, que acontece de 3 a 6 de maio do próximo ano no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. Para esta reunião estão sendo organizados dois grupos de trabalho: um conselho consultivo e uma comissão técnica. Na oportunidade serão discutidas as linhas mestras que deverão nortear os diferentes temas da programação do congresso.

Este grupo, entre outros assuntos, debaterá os tracks e os temas dos tutoriais que serão apresentados no próximo evento. Serão definidos também os critérios para a elaboração dos convites a especialistas e autoridades que farão parte dos fóruns específicos. Uma das novidades é a possibilidade do congresso também receber propostas de palestras vindas de instituições produtoras e usuárias de Geoinformação. Tanto o conselho consultivo como a comissão técnica serão formados por executivos de algumas das empresas expositoras e usuários de geotecnologias, sendo que os membros da diretoria da GITA Brasil, como apoiadora do evento, terão participação especial.

Além do congresso, prevê-se a realização de eventos paralelos de temas afins, como encontros de usuários de produtos tradicionais e de comunidades ainda emergentes na área da geoinformação. Segundo a avaliação preliminar de Emerson Granemann, consultor da Alcantara Machado Feiras de Negócios e coordenador do congresso, haverá grandes novidades como a inclusão de espaço específico para aplicações de sucesso nas área de segurança e navegação aérea, marítima e terrestre.

"Espaços na programação de palestras serão ampliados para aplicações da geoinformação nas áreas de infra-estrutura, administração pública, cadastro rural, geomarketing e LBS, atendendo a grande demanda que tivemos este ano", completa Granemann.