Com o objetivo de atualizar os estudos sobre as regiões brasileiras existentes hoje, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) vai lançar o "Atlas das Regiões Metropolitanas Brasileiras".

Atualmente, segundo o estudo, existem no Brasil 26 regiões metropolitanas, mas quase ninguém sabe deste fato. Criadas nos anos 60, essa forma de organização do país ainda é desconhecida, não só por alunos e habitantes de uma maneira geral, mas também por pesquisadores e professores.

O "Atlas das Regiões Metropolitanas Brasileiras" é um trabalho de três volumes, tratando de temas como: Trabalho, Ensino e Habitação e Saúde. O Atlas é dirigido a alunos e professores dos ensinos fundamental e médio e, além dos mapas, traz análises críticas sobre o tema: os fluxos de pessoas e mercadorias; instalação de redes de saneamento, energia, transporte e comunicação; e o uso dos serviços públicos entre os municípios – que são alguns dos critérios utilizados atualmente para definir as regiões metropolitanas.

O primeiro volume do Atlas será lançado no I Seminário Nacional das Regiões Metropolitanas Brasileiras, que acontece de 10 a 13 de setembro na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo, no Grande Rio.