Os satélites brasileiros, foguetes de sondagem, veículos lançadores de satélites e uma plataforma orbital recuperável para experimentos em microgravidade são alguns dos produtos em exposição no estande da Agência Espacial Brasileira (AEB) no 2° Brasiltec – Salão e Fórum de Inovação Tecnológica, que acontece na cidade de São Paulo até amanhã (2/8).

A presença da AEB no evento tem o objetivo de mostrar ao público os avanços mais recentes do país na área espacial. Para isso, contará com reproduções dos satélites de coleta de dados e sensoriamento remoto (SCD 1 e 2 e CBERS-1), dos foguetes de sondagem (Sondas I, II, III e IV e VS 30 e 40), do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), de onde o VLS-01 será lançado em agosto. Participam do Salão, no estande da AEB, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) e o Laboratório de Integração e Testes (LIT/Inpe). Entre as atrações principais das entidades está uma maquete do CBERS-1 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

Satélite de observação da Terra, o CBERS fornece imagens tanto da superfície como da atmosfera, em variados espectros de largura, sendo o maior de 890 km. Utiliza o sistema de sensoriamento remoto e coleta de dados, úteis para a verificação de áreas desmatadas na Amazônia, mapeamento de bacias hidrográficas, regiões de plantio, entre outras aplicações da cartografia digital.

O governo brasileiro planeja para final de setembro e início de outubro o lançamento do CBERS-2 de uma base na China. O primeiro, CBERS-1, encontra-se em órbita desde 1999.