O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, e o embaixador de Israel, Daniel Gazit, iniciaram nesta semana um processo de ampliação do programa de cooperação no campo da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico entre os dois países.

De acordo com o assessor de Assuntos Internacionais do MCT, Guilherme Patriota, isto vai implicar em novas parcerias na área espacial e em outras áreas a serem identificadas. Já na próxima segunda-feira (11/8), virá ao Brasil uma delegação da chancelaria israelense chefiada pelo vice-diretor para assuntos de América Latina, embaixador Pichas Avivi, para reiterar o interesse do governo de seu país em iniciar cooperação com o Brasil na área espacial.

Contatos diplomáticos deverão ser feitos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia e, mais especificamente, à Agência Espacial Brasileira (AEB) e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na reunião de terça-feira (5/8) ficou acertado que, num segundo momento, o governo israelense irá mandar ao Brasil uma missão técnica para avaliar a possibilidade de participação de Israel na utilização comercial do Centro de Lançamento de Alcântara. O Instituto Weizmann de Ciências por meio de seu vice-presidente, Arie Zehavi, também participou do encontro e mostrou interesse de cooperar no campo da energia solar.

O MCT e o Instituto devem criar um grupo de trabalho para elaborar um programa bilateral que envolva iniciativas de interesses mútuos em áreas prioritárias da política brasileira. Também ficou acertado que após a identificação dessas áreas e das ações a serem realizadas, será promovido um seminário, a partir do qual serão elaborados projetos conjuntos.