Ontem (7/8), foi inaugurado o Centro Estadual de Usuários do Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia no Maranhão (Sivam/Sipam) na sede da Gerência de Planejamento, em São Luís. Os Centros Estaduais de Usuários (CEUs) são unidades do Sipam implantadas nos estados da região amazônica para disponibilizar às Secretarias de Estado informações, ferramentas e funções aplicadas do Sivam, por meio dos Centros Regionais de Vigilância (CVR) associados.

Cada um dos nove estados da Amazônia tem o seu centro associado a um dos três CRV, em Belém, Manaus ou Porto Velho. No Maranhão, o Sivam tem hoje duas unidades de vigilância, uma em São Luís e a outra na cidade de Imperatriz, e mais 66 órgãos usuários instalados em diversos municípios do Maranhão, entre eles:

Barreirinhas, São Luís, Imperatriz, Balsas, Barra do Corda, Bom Jardim, Açailândia, Caxias, Paço do Lumiar, Canindé. Os recursos instalados nos Centros Estaduais de Usuários (CEUs) facilitam o apoio e o desenvolvimento de atividades como: planejamento, definição e fiscalização do zoneamento ecológico-econômico; vigilância meteorológica da região; mapeamento e análise da poluição de bacias hidrográficas; planejamento urbano, rural, de energia, de saneamento e transportes; monitoramento de desflorestamentos, incêndios e queimadas; identificação e análise de tendências de focos epidêmicos e previsão e acompanhamento de ações da Defesa Civil.