A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lançará o "Atlas das Regiões Metropolitanas Brasileiras", que resulta de um trabalho de pesquisa realizado por três estudantes da instituição, sob a coordenação da professora Cátia Antonia da Silva.

O grupo responsável pelo trabalho já conquistou o prêmio "Jovem Cientista do Estado" e com o dinheiro montará o Laboratório de Mapeamento de Trabalho, para oferecer informações sobre regiões metropolitanas para alunos, professores e pesquisadores. O laboratório também promoverá cursos de geoprocessamento abertos ao público. Composto por três volumes que tratam dos temas trabalho, ensino, habitação e saúde, o Atlas propõe a atualização dessa forma de organização do país, criada em 1960, quando foram instituídas 26 regiões metropolitanas, mas que ainda é desconhecida por pesquisadores e professores.

A coordenadora do projeto, Cátia Antonia da Silva, defende a gestão em forma de regiões metropolitanas porque, segundo ela, vários problemas de municípios não conseguem ser resolvidos por envolver cidades próximas.

O primeiro volume do "Atlas das Regiões Metropolitanas Brasileiras", dirigido a alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, será lançado no próximo mês durante o I Seminário Nacional das Regiões Metropolitanas, que acontecerá na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo.