A Space Imaging entrega nesta semana imagens do Ikonos para a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo. A iniciativa faz parte do projeto que a SMA batizou de "Janela Eletrônica", cuja finalidade é promover o compartilhamento das informações georreferenciadas via intranet oferecendo ao usuário uma infinidade de dados precisos, com rapidez.

O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Avançada para Monitoramento e Proteção Ambiental (NATA), criado em 2000 pela SMA. A tecnologia já despertou o interesse da Procuradoria Geral do Estado, da Polícia Militar e das Secretarias da Educação e da Habitação. A PGE está trabalhando com o sistema e as demais também serão integradas.

A Secretaria da Educação pretende usar o sistema para mapear as escolas estaduais e localizar, por exemplo, as áreas dentro do limite de 2 km de cada unidade, onde devem morar os seus alunos, como prescreve a legislação. A SMA já adquiriu a base de dados que cobre os 8 mil km2 da Região Metropolitana de São Paulo e os 22 mil km2 do Litoral paulista. O Estado tem uma área de 248 mil km2 e a intenção do governo é de criar uma espécie de "clube de compras", envolvendo todos os órgãos estaduais, para que cada um adquira a base de dados de um trecho do Estado.

Assim, será possível ter o geomapeamento de todo o território estadual e georreferenciar as informações de interesse. Diversas áreas da SMA já utilizam os recursos oferecidos pelo NATA em suas rotinas de trabalho. Ao acessar o site do NATA, o técnico pode visualizar, por exemplo, todas as áreas identificadas pela Cetesb como contaminadas.

Essas informações podem ser impressas e fornecidas aos interessados que consultam a SMA para a implantação de empreendimentos.