Os 27 representantes de órgãos do Estado de São Paulo, prefeituras e entidades da sociedade civil tomaram posse no Grupo Setorial de Coordenação do Vale do Ribeira, instituído para disciplinar a gestão participativa no âmbito do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro.

À Secretaria de Meio Ambiente caberá sistematizar as informações necessárias aos trabalhos; orientar os estudos técnicos; articular-se com os comitês de bacias hidrográficas que apresentem relação com a zona costeira; acompanhar e harmonizar os trabalhos de elaboração dos planos de gestão e de manejo das unidades de conservação, existentes na região, com os planos de ação e gestão da zona costeira; e monitorar as ações decorrentes dos planos elaborados. Nessa primeira reunião foram apresentados os componentes do grupo e discutida a proposta de regimento interno. Um dos objetivos do Plano de Gerenciamento Costeiro, instituído em 2002, é a elaboração do Zoneamento Econômico-Ecológico do Litoral Paulista.

O Plano abrange 36 municípios, correspondendo a uma área aproximada de 21 mil quilômetros quadrados, e uma extensão de 700 quilômetros de orla marítima, entre as divisas com os Estados do Rio de Janeiro e Paraná. O litoral paulista constitui uma das regiões com as mais altas taxas demográficas e de urbanização do país. O permanente incremento das atividades portuárias, industriais e turísticas agrava os conflitos sócio-ambientais da região, realçando a importância estratégica do gerenciamento.

O Grupo de Coordenação Estadual terá a atribuição de elaborar e atualizar o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, apreciar e compatibilizar as propostas de Zoneamento Ecológico-Econômico e os Planos de Ação e Gestão que forem elaborados pelos Grupos Setoriais de Coordenação.