Em Aracaju, o V Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas reúne 500 integrantes de 98 comitês de bacias, entre estaduais e nacionais. Na abertura do evento, segunda-feira (18/8), foram assinados convênios no valor de R$ 8,75 milhões para estudos e projetos que permitam o abastecimento de água de qualidade em oito estados do Nordeste e em Minas Gerais.

Os convênios assinados fazem parte do programa Pro-Água, financiado pelo Banco Mundial. Entre os convênios assinados estão projetos para estudo de identificação de oferta e mapeamento para, a partir destes estudos, o Ministério do Meio Ambiente recomendar as obras que serão realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento. Promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias, governo do Sergipe e pelo Ministério do Meio Ambiente, o encontro tem como tema principal a relação entre os comitês de bacias e seus órgãos gestores – secretarias de recursos hídricos como os órgãos do governo federal.

Estão sendo discutidos temas como Plano de Bacia, Outorga (licença) para uso da água, Cobrança e Sistemas de Informação. Ontem (19/8), o vice-presidente da República, José Alencar, participou de um debate sobre a transposição do rio São Francisco com autoridades e lideranças de diversos segmentos da sociedade civil de Alagoas. José Alencar disse que "é interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva levar a água para a região do semi-árido setentrional do Nordeste e que o programa viabiliza não apenas uma obra de engenharia mas, acima de tudo, a recuperação do rio São Francisco".

Ele afirmou que o interesse do presidente Lula certamente vai levar a Câmara dos Deputados a aprovar o projeto que destina R$ 2 bilhões por ano para um programa de desassoreamento, dragagem e recomposição das matas.