No começo da tarde de sexta-feira (22/8) explodiu o foguete lançador de satélites brasileiro, VLS-1, que estava em fase de testes pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O acidente ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

A explosão ocorreu quando o foguete estava no solo. Hoje (25/8) ocorreria a terceira tentativa de funcionamento do primeiro veículo lançador de satélites desenvolvido no Brasil. O protótipo explodiu por volta das 13h30 e ainda não foram apurados os danos à base e aos equipamentos, nem a causa da explosão.

Leia a íntegra da nota oficial da Aeronáutica: "Lamentamos informar um acidente com o terceiro protótipo do VLS, na plataforma de lançamento, ocorrido hoje, dia 22 de agosto de 2003, por volta das 13h30, no Centro de Lançamento de Alcântara. Ressaltamos que não há registros de danos causados a pessoas ou instalações fora da área do Centro de Lançamento. As equipes de segurança, que foram exaustivamente treinadas para atuar neste tipo de ocorrência, tomaram todas as providências previstas. Não existem, ainda, elementos suficientes para afirmar quais foram as causas deste acidente. O pessoal técnico já está reunindo os dados necessários para avaliar a situação e já está em andamento a investigação para apurar as prováveis causas do acidente".