O Sistema de Exploração de Imagem Rápido Aerotransportável (Seira), parceria entre o Brasil e a Espanha, ganhou o Prêmio Iberoeka de 2003, após ser indicado por um júri composto por representantes de diversos países iberoamericanos.

Os responsáveis pelo projeto Seira são as empresas Stereocarto, da Espanha, e Aerocarta, do Brasil, em parceria com o Departamento de Cartografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto de Geomática da Universidade de Barcelona. A premiação será durante o Fórum Iberoeka, entre os dias 19 e 21 de outubro, em Santiago do Chile. O projeto Seira é um sistema de captura de imagens digitais realizada por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e pelo Sistema de Navegação Inercial (INS).

O objetivo é oferecer informações cartográficas em tempo real e a um custo inferior ao dos sistemas tradicionais, para que sejam desenvolvidas aplicações no meio ambiente de forma rápida e flexível. O projeto é resultado de esforços bilaterais de cooperação para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico da cartografia e da geomática, que realiza mapeamento digital utilizando imagens de satélites. A tecnologia tem encontrado aplicações inovadoras na indústria quando integrado em meios de locomoção e dispositivos eletrônicos manuais, como palmtops e aparelhos celulares.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), organismo gestor do Iberoeka no Brasil, é a responsável pela aprovação de estudos a serem desenvolvidos pelo Seira.