A unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de Cuiabá, Mato Grosso, comemorou 30 anos no dia 22 de agosto. A solenidade contou com a presença do diretor do Inpe, Luiz Carlos Moura Miranda, e da vice-governadora do Mato Grosso, Iraci França, quando se assinou um convênio para a utilização de imagens do Satélite Brasileiro CBERS. Também estiveram presentes o coordenador geral de Engenharia e Tecnologia de Satélites, Leonel Fernando Perondi, o coordenador geral de Observação da Terra, Gilberto Câmara, e o chefe do Centro de Rastreio e Controle de Satélites, Pawel Rozenfeld.

Durante o evento, ocorreu uma exposição de imagens do satélite CBERS-1. Em abril de 1973, a Estação de Cuiabá já estava recebendo e gravando os primeiros dados do satélite de sensoriamento remoto ERTS-1. Com o lançamento do primeiro satélite brasileiro SCD-1, em 1993 foi instalada a segunda, a Estação de Controle e Rastreio – CRC. As atividades da unidade estão vinculadas ao Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC), de São José dos Campos (SP), e também à Coordenação de Observação da Terra.

As antenas de Cuiabá recebem os dados dos satélites e reenviam aos setores responsáveis pelas análises. A estação de Cuiabá foi a terceira instalada no mundo para receber imagens dos satélites de sensoriamento remoto LandSat, depois dos Estados Unidos e Canadá. Hoje, Cuiabá recebe dados dos satélites LandSat 4, 5, 6 e 7, do ERS-1 e 2, do SPOT-1, 2, e 4, do Radarsat-1, do JERS e dos satélites brasileiros SCD-1 e 2 e CBERS-1.