Amanhã (4/9), em Brasília, a Agência Espacial Brasileira (AEB) inicia o Ciclo de Palestras Quintas Espaciais 2003 com a palestra do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luiz Carlos Moura Miranda.

O tema da apresentação será "O Programa Espacial Brasileiro: Segmento Espacial e Aplicações". Os participantes poderão conhecer mais sobre o programa de satélites em curso no Inpe, que envolvem os satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres (CBERS), de Coletas de Dados (SCD), os de Sensoriamento Remoto (SSR), além de uma constelação de satélites em órbita equatorial para telecomunicações, chamada ECO-8 (Equatorial Constelation Orbit).

Miranda apresentará as missões propostas dentro da área de satélites para os próximos quatro anos e uma breve apresentação sobre a forma como o Brasil e demais países organizam seus programas espaciais. Luiz Carlos Miranda é doutor em Física pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Já lecionou como professor titular na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Brasília (UnB) e foi professor visitante em diversas universidades estrangeiras. Foi também diretor técnico do Instituto de Estudos Avançados, do Centro Técnico Aeroespacial (IEAv/CTA) e pesquisador titular do Inpe.