Os participantes do I Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu na semana passada em Angra dos Reis, receberam o Atlas Social do Estado do Rio.

A publicação resulta de estudo realizado através da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na avaliação do prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, o Atlas Social vai ajudar o município a alcançar a meta de sua administração, que é erradicar o analfabetismo.

O município, com 22.118 habitantes, figura entre os 35 do estado com menor número de analfabetos acima dos 10 anos de idade, de acordo com o Censo 2000, do IBGE. Constituído de mapas temáticos baseados na malha cartográfica do estado, o atlas contém dados estatísticos, informações tabulares e textos descritivos interpretando características específicas das oito regiões estaduais e faz uma radiografia de três temas principais: pobreza, analfabetismo e mortalidade infantil. Servirá de base para a concepção de políticas públicas visando o desenvolvimento estratégico da Educação.

"Disponibilizado também na Internet, no site da Secretaria, o Atlas social será aprofundado fornecendo dados específicos por bairros e não só por municípios", informou no evento o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino.

As informações são da Agência Brasil.