O recém-lançado livro "Geoprocessamento na Gestão e Planejamento Urbano", de Ana Clara Mourão Moura, apresenta um estudo de aplicações de recursos de geoprocessamento em planejamento urbano e na gestão do patrimônio arquitetônico e urbanístico, enfocando como estudo de caso a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, cidade patrimônio da humanidade.

De acordo com a autora, a obra desenvolve diferentes aplicações do geoprocessamento para o planejamento urbano, como montagem de base de dados, conversão de dados, montagem de Sistema Geográfico de Informação, construção de análises diagnósticas e prognósticas. "Este livro apresenta aplicações de Gestão de Documentação Eletrônica, estudo de Eixos Visuais, Realidade Virtual e Navegação Virtual. Objetiva ampla análise do território enfocado, com integração dos estudos de planejamento e gestão, e aborda estudos em quarta dimensão, a dimensão tempo", diz Ana Clara Mourão Moura, especialista em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG e Universidade de Bologna – Itália, mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG e doutora em Geografia, área de concentração Geoprocessamento, pela UFRJ.

A autora, que também ministra cursos e atua como consultora, é professora do Departamento de Cartografia da UFMG. A obra, com 294 páginas e ilustrações, além de um Cd, já está disponível na Livraria MundoGEO.