Uma expedição de cientistas russos demarcou o local geográfico mais a leste do continente europeu em um trecho da cordilheira dos Urais, além do Círculo Polar Ártico. Por fim, a Europa tem seu ponto mais oriental, já que até então este marco geográfico não tinha sido estabelecido, ao contrário dos outros três pontos cardeais, que se encontram em Portugal, Espanha e Noruega.

A parte mais setentrional da Europa está no cabo Nordkapp, na Noruega. Por sua vez, o ponto mais meridional se situa na cidade espanhola de Tarifa, ao passo que o extremo ocidental está no Cabo da Rocha, em Portugal. Cientistas da Academia de Ciências da Rússia que participaram da expedição determinaram que o local mais a leste do continente europeu se encontra numa uma área pantanosa situada entre os rios Malaia Usa e Malaia Shuchia, a 67 graus e 47 minutos de latitude norte e a 66 graus e 17 minutos de longitude leste.

"Agora, aventureiros e turistas do mundo poderão organizar excursões para pisar nos limites da Europa em seus quatro pontos cardeais", afirmou Serguei Bulanov, geógrafo da Academia de Ciências russa e integrante da expedição. Bulanov acrescentou que a academia publicará um boletim especial dedicado à expedição e referendará a inclusão do novo ponto geográfico em enciclopédias e atlas.

As informações são da Agência EFE.