De hoje a sábado (18/10), acontece em Sete Lagoas, Minas Gerais, o I Curso de Agricultura de Precisão do Cone Sul. O curso, organizado pela Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pelo Procisur, objetiva capacitar pesquisadores do Inia (Instituto de Investigaciones Agropecuarias) na utilização de tecnologias ligadas à agricultura de precisão.

Serão tratados, entre outros, temas como GPS (Sistemas de Posicionamento Global), GIS (Sistemas de Informação Geográfica), sensores remotos, geoestatística aplicada a dados de campo, sistema de produção com plantio direto, modelamento matemático e transferência de tecnologias. Os instrutores são pesquisadores, professores e outros profissionais de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras.

Participarão do curso 11 pessoas de sete países diferentes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Paraguai e Uruguai. As atividades serão desempenhadas no NIA (Núcleo de Informação para o Agronegócio), da Embrapa Milho e Sorgo.

O pesquisador Evandro Chartuni Mantovani é o organizador geral do curso.