O GPS está melhorando muito as atividades relacionadas a Agrimensura, Cadastro de Imóveis Rurais e Urbanos, Cartografia, Navegação e Monitoramento de veículos e de pessoas, entre outras. Hoje já são comuns na grande mídia os exemplos de uso do GPS para monitorar viaturas da polícia, animais em extinção, esportistas, etc. Sem falar no uso cada vez maior por parte da comunidade cartográfica. Dezenas de marcas, centenas de itens técnicos, sem falar em acessórios, softwares de processamento de dados, além de uma grande variedade de preços, deixam o usuário muitas vezes confuso.

A maioria das grandes marcas já fornece ao mercado não só equipamentos prontos para posicionamento preciso para medições terrestres como componentes para serem integrados a sistemas de navegação de carros, barcos, aviões, caminhões, tratores, máquinas de colheita, relógios e celulares, enfim, a tudo que pode se mover. A revista InfoGPS tem o objetivo principal de auxiliar os profissionais que atuam nesta área de levantamentos topográficos, geodésicos e cadastrais a se atualizar.

Além disto, a nova revista irá atender aos desenvolvedores de tecnologia que necessitam conhecer melhor os sistemas de posicionamento por satélite, cujo GPS é o mais importante e popular. Segundo Emerson Granemann, engenheiro cartógrafo e editor da nova publicação, a proposta editorial é trazer a esta comunidade informações atualizadas, comentadas por especialistas, relatar casos de sucesso, além de apresentar quadros comparativos. "Nossa intenção é não só trazer informação, mas também análises que permitam um maior entendimento por parte dos usuários, fazendo-os entender melhor a tecnologia que utilizam e ajudando-os a crescer profissionalmente, transformado-os não só em leitores mas também em formadores de opinião", complementa Emerson.

Nesta primeira edição estão as opiniões polêmicas de um engenheiro agrimensor (Hamilton Fernando Schenkel – presidente da APEAESP e coordenador nacional das Câmaras de Agrimensura), um cartógrafo (Dalmar José dos Santos – diretor da Geofoto) e um civil (Milton Dupont – diretor-presidente da Aerogeo) sobre a questão relacionada às atribuições dos profissionais para executar legalmente o georreferenciamento dos imóveis rurais. Também estamos publicando as colunas do cartógrafo Marcelo dos Santos e do agrimensor Régis Bueno e ainda artigos sobre: "O RDS e sua utilização na disseminação de correções DGPS por emissoras FM" e "Padrões de classificação de equipamentos laser". Esta primeira edição da revista será encartada na InfoGEO número 30, que está sendo distribuída aos assinantes neste mês de outubro. A edição atual da InfoGEO, que contém esta primeira edição da nova revista, destinou 32 das suas 100 páginas para a InfoGPS.

Já a partir da próxima edição ela será impressa de forma separada, ganhando identidade e projeto gráfico próprio. Todos os assinantes atuais da InfoGEO, e os que fizerem suas assinaturas até dezembro deste ano, receberão gratuitamente a revista até o fim de seu período de assinatura. Além disso, todo o seu conteúdo irá também para o portal MundoGEO, que desta forma trará 3 revistas on-line, a InfoGEO e MundoGEO, e agora a InfoGPS. Em 2004, haverá a opção de assinar isoladamente a nova revista. A InfoGPS terá periodicidade bimestral e tiragem de 5 mil exemplares.

Mais informaçõesl comercial@mundogeo.com.br.