O Brasil sedia este ano a Conferência Internacional sobre Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (Icons), em Curitiba (PR), entre os dias 26 e 28 de outubro.

Nesta conferência será lançado o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, um banco de dados eletrônico cujo objetivo é democratizar o acesso e aumentar a capacidade de análise sobre informações socioeconômicas relevantes dos 27 estados e 5.507 municípios nacionais. A publicação é resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

Os participantes do evento discutirão a adoção de novos indicadores para medir prosperidade e qualidade de vida das nações. O objetivo é sensibilizar a opinião pública para a formulação de políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável, seguindo a plataforma da Agenda 21 endossada por 170 países na Eco 92.

Nesse contexto de sustentabilidade e criação de um futuro adequado para as novas gerações, tem crescido a visão de que o progresso e a prosperidade das nações não podem ser medidos exclusivamente pelo Produto Interno Bruto (PIB), que leva em conta apenas aspectos econômicos de produção. Novos instrumentos de mensuração e avaliação serão apresentados por estudiosos como Paul Epstein, da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, Pavel Novacek, da Universidade de Palacky, República Tcheca, e Xinhua Zhang, do Centro de Políticas e Ciências Estratégicas da China.