O Departamento de Cartografia do IBGE está equipado com estéreo-restituidores em estações fotogramétricas digitais. São dez estações restituidoras e duas aerotrianguladoras servidoras à disposição do mapeamento sistemático do Brasil. Com um sistema que permite triangular e visualizar simultaneamente imagens digitais, os softwares da LH-System, Socet Set e ORIMA são empregados para ajustar um número ilimitado de aerofo-tos. "O método empregado para a aerotri-angulação é o dos feixes perspectivos (Bundle Adjustment) ou equações projetivas, e consiste em determinar as posições de interseções dos raios homólogos (tanto de pontos fotogramétricos como de pontos de controle), ajustando-as simultaneamente no espaço para o cálculo de cada centro de projeção das aerofotos, calculando sua posição Xo,Yo,Zo e ângulos de rotação Kappa, Phy e Omega no momento da tomada das aerofotos. Este método resume-se nas propriedades projetivas na natureza física de formação da imagem em um cone fotográfico, atendendo a condições de colinearidade e coplanaridade no ajuste em bloco", explica Valmir Bosio, engenheiro cartógrafo do IBGE.

Através de estratégias de correlação de imagens dispostas em um modelo piramidal, a Orientação Interior e Orientação Relativa são realizadas em um curto espaço de tempo, minimizando a intervenção humana e diminuindo drasticamente os erros de operação. Fica a cargo dos operadores a identificação na leitura e análise dos resíduos dos pontos de controle levantados em campo por GPS.

"Neste ambiente completamente digital, o IBGE está investindo em qualidade e precisão no mapeamento topográfico do país, rumo à validação e certificação de produtos digitais em Ortofotos e Modelos de Elevação de Terreno", conclui Valmir Bosio. Segundo o engenheiro, o Projeto SP/MG/GO conta com mais de 3400 imagens digitalizadas em uma área de 53.473 Km2 abrangendo o oeste de Minas, predominantemente Uberaba, Uberlândia, Catalão e Araxá, entre os 67 municípios recobertos em 73 folhas 1:50000 do mapeamento sistemático.