O governo brasileiro vai ampliar parcerias de cooperação com instituições internacionais de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais.

Os primeiros contatos foram feitos na semana passada em Sydney, na Austrália, durante a Conferência Mundial sobre Incêndios Florestais e Queimadas. O Ibama propôs a criação de uma Rede Latino-Americana de Monitoramento de Fogo, como parte dos trabalhos globais de levantamento de emissões de queimadas, assim como a elaboração de um programa de cooperação em manejo de fogo para áreas de floresta tropical, junto à ITTO – Organização Internacional sobre Madeiras Tropicais.

Entre as diversas propostas de parcerias feitas pelo Ibama, destaca-se o treinamento em sistemas de informação de fogo e geoprocessamento, acordo que deve ser firmado com o Natural Resources and Environment Department da Província de Vitória, na Austrália.

O Ibama propôs, ainda, a adoção de um padrão internacional de gerenciamento de emergências – Incident Command System (ICS), para organizar as atividades de combate ao fogo com as diversas instituições nacionais do sistema de defesa civil. Futuramente, o ICS poderá ser utilizado em missões internacionais de apoio a emergências de combate ao fogo.

A 4ª Conferência Mundial será realizada em 2007, na Espanha. Curitiba (PR) sediará a Conferência Latino-Americana de Combate a Incêndios Florestais e Queimadas no próximo ano.