Na presença dos presidentes do Brasil e da Ucrânia, Luiz Inácio Lula da Silva e Leonid Kuchma, foram assinados na terça-feira (21/10), no Palácio do Planalto, documentos que irão ampliar a cooperação entre os dois países na área espacial.

Um dos acordos assinados pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, e pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Kostiantyn Gryshtchenko, prevê a cooperação de longo prazo na utilização do veículo Cyclone-4 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com o desenvolvimento de um sítio de lançamento e a prestação de serviços para os programas nacionais dos dois países e clientes comerciais. Para a operação e os lançamentos do Cyclone-4 do CLA, pelo acordo, será criada a Alcântara Cyclone Space, entidade internacional de natureza econômica e técnica. Esta entidade, que terá sua sede em Brasília, ficará responsável pelo desenvolvimento e a operação do sítio de lançamento do Cyclone-4 no CLA.

O sistema de lançamento do Cyclone-4 deve estar instalado e testado pelo Brasil e Ucrânia até 30 de dezembro de 2006. Na ocasião, foi também assinado um memorando de entendimentos entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Nacional da Ucrânia para desenvolver cooperação na exploração em novos campos de colaboração e o empenho para o desenvolvimento conjunto de empreendimentos e projetos tecnológicos, tais como os ligados às áreas de propulsão líquida, tanto para satélites quanto para lançadores, sistemas de guiagem e controle, bem como o aprimoramento de veículos de lançamento.