A China disponibilizou a primeira imagem do CBERS-2 na fase de testes de suas câmeras, feita na passagem pela manhã de quarta-feira (22/10) sobre o território chinês, no horário de Pequim.

O imageamento foi feito sobre a cidade chinesa de Hangzhou, pela câmera CCD, dentro do processo de testes do módulo de carga útil do satélite de sensoriamento remoto. A qualidade da imagem é tida como ótima pelos pesquisadores chineses e brasileiros.

No Brasil, os técnicos da Estação de Recepção de Imagens de Satélites de Cuiabá (MS) captaram ontem (23/10) a primeira imagem do satélite CBERS-2 gerada pela câmera brasileira WFI, de larga visada, na passagem sobre o Brasil no período da tarde, às 12h21 (horário de verão em Brasília). Esta câmera também está sob fase de testes qualitativos de seu funcionamento e o resultado até agora foi satisfatório.

O satélite só entrará em produção comercial depois de todos os testes concluídos, num prazo previsto para mais 78 dias. Onze técnicos, na sua maioria engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), estão na China desde março de 2003, trabalhando na montagem do satélite, construído no Brasil e transportado para a China, e acompanhando todos os detalhes técnicos e aspectos operacionais necessários para o lançamento.

As primeiras imagens, assim como detalhes do CBERS-2, estão disponíveis no site do Inpe: http://www.cbers.inpe.br/.