A Infostrata está participando do Rio Pipeline 2003, evento que teve início na terça-feira (21/10) e se encerra hoje no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro.

A empresa presta serviços para corredores de infra-estrutura (dutos, rodovias, ferrovias, infovias, hidrovias e redes de utilidades), através de imagens de satélite ou fotografias aéreas, mapeamentos, desenvolvendo ferramentas de visualização e de gestão geográfica. Na área de dutos, a Infostrata desenvolveu um projeto piloto em parceria com a Petrobras para visualização de um gasoduto no estado do Rio de Janeiro.

Na área de corredores de infra-estrutura, a Infostrata está participando do projeto de gestão das ferrovias da Companhia Vale do Rio Doce, desenvolvendo um sistema de informações geográficas (GIS) para gestão das ferrovias da empresa. Isso está sendo feito associando imagens de satélite e fotografias aéreas, gerando mapas temáticos e cruzando informações ambientais e operacionais, além de associar a este sistema um banco de dados com diversos atributos alfanuméricos.

O sistema facilita a priorização de investimentos na infra-estrutura ferroviária e suas relações com o território: cidades, redes hídricas, entre outros. Ele também aperfeiçoa o programa de gerenciamento de riscos, em especial no transporte de cargas perigosas, permitindo apontar vulnerabilidades e a disponibilidade de recursos para atendimento de situações anormais.

A malha da FCA, por exemplo, que ao longo de 5,3 mil km transporta cargas perigosas, está sendo registrada em imagens (com câmara fotogramétrica em cores), georreferenciada e inserida no programa em resolução espacial de 40 centímetros por pixel.