Os técnicos brasileiros que se encontram na China acompanhando os testes do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres-2 (CBERS-2) comunicaram à direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que o Repetidor de coleta de dados ambientais foi ligado na quinta-feira (23/10) e funcionou como esperado. O sistema foi ligado para testes e novamente desligado. Até o momento, todos os subsistemas avaliados operaram dentro dos parâmetros nominais.

O Repetidor de coleta de dados ambientais tem por finalidade receber sinais de plataformas de coleta de dados ambientais e retransmiti-los para as estações de recepção de Cuiabá e de Alcântara; após processamento no Centro de Missão em Cachoeira Paulista, os dados recebidos das plataformas são repassadas aos usuários via ftp. Cerca de 550 plataformas de coleta de dados estão instaladas em território nacional.

Segundo as informações divulgadas pelo Inpe, esse Repetidor foi desenvolvido e construído pelo Brasil, e também está presente nos satélites SCD-1 e SCD-2 formando o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais.