O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) está comemorando os 5 anos em órbita do Satélite de Coleta de Dados 2 (SCD-2), completados neste dia 22 de outubro.

O satélite que tem uma órbita inclinada de 25 graus em relação ao Equador recolhe e transmite dados ambientais captados de diversas Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) que ficam espalhadas pelo território nacional. Nesta sua vida no espaço, o SCD-2, que foi inteiramente desenvolvido e produzido no Brasil, já completou 26.388 órbitas. Neste tempo, percorreu uma distância de 1.181.850.226 quilômetros, o que corresponde a 1.555 vezes a distância da Terra até a Lua – que é de 380 mil quilômetros.

As manobras realizadas pelo Centro de Controle de Satélites do Inpe, em São José dos Campos (SP), também têm números significativos. Foram 17 manobras de reorientação do eixo de rotação, 13 de incremento da velocidade de rotação e 29.200 telecomandos enviados ao satélite até o momento.

O SCD-2 nunca apresentou qualquer problema de funcionamento. Essa família de satélite é classificada como sendo de pequeno porte, pois tem por volta de 100 quilos. A longevidade destes satélites é resultado de uma alta competência tecnológica e do rigor empregado no processo de qualificação tanto para os componentes como para os subsistemas e sua integração.