O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as primeiras imagens produzidas pelo Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres – CBERS 2, lançado no último dia 21 de outubro, da China.

No encontro, ocorrido na quarta-feira (29/10), o ministro deu de presente ao presidente um modelo em miniatura do satélite. Lula disse estar satisfeito com o sucesso do programa em parceria com os chineses. O ministro Roberto Amaral destacou que o Brasil foi responsável por 30% da tecnologia utilizada para a montagem do satélite.

"No CBERS 3 seremos responsável por 50% e esperamos lançar os próximos diretamente do Centro de Lançamento de Alcântara", disse. O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do Ministério, Luiz Carlos Miranda, que também participou do encontro, disse que as imagens foram mostradas ao presidente em razão do seu "valor histórico".

"Tratam-se dos primeiros dados do CBERS-2, o segundo satélite desenvolvido por meio de uma parceria de 15 anos entre o Brasil e a China na área espacial", ressaltou.

O modelo CBERS 2 é de grande porte, com aproximadamente 1.500 quilos. O satélite de sensoriamento remoto produz imagens de toda a superfície da Terra. Para o Brasil, as informações representam um aumento na sua capacidade de coleta de dados.