A Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), organização sem fins lucrativos voltada ao apoio da inovação tecnológica, vai implantar uma incubadora para abrigar projetos de desenvolvimento de tecnologia aeroespacial, denominada IncubAero, no campus do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), a instituição de ensino do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos (SP), a partir de 2004.

A incubadora vai estimular a criação de novos empreendimentos baseados em tecnologias inovadoras e abrigar projetos de pesquisadores e empresas ligados à indústria aeroespacial. A IncubAero utilizará inicialmente instalações provisórias no campus do ITA, numa área da ordem de 400 m², enquanto se desenvolvem, em paralelo, gestões para viabilizar o projeto definitivo de aproximadamente 2.500 m², em área do CTA.

Já está em andamento um estudo visando a adequação do local e das necessidades requeridas pelo edifício que abrigará inicialmente cerca de 10 a 15 empresas incubadas. A iniciativa conta com o apoio dessas instituições, do CIESP Regional (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Prefeitura de São José dos Campos, e será submetida à apreciação do Sebrae Regional. Fundada em 1990, em São Paulo, pela Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e por um grupo de empresas, a FCMF atua com 18 instituições e 530 professores, pesquisadores, consultores, engenheiros e estagiários.

Administra atualmente 34 projetos, principalmente nas áreas de eletrônica, energia, aeroespacial, telecomunicações e informática.

+Informações  http://www.fcmf.org.br/.