O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, declarou que a prevenção à criminalidade e à violência urbana cabe aos municípios.

Segundo ele, o papel preventivo das administrações municipais está bem definido no Plano de Nacional de Segurança Pública. Atualmente a responsabilidade é dos governos estadual e federal. "As capitais e regiões metropolitanas são indutoras e modelos para os demais municípios de menor porte.

Essas cidades também devem ser olhadas, para que não passemos a dar atenção somente depois que o caso estiver fora de controle", explicou Corrêa. Uma das iniciativas positivas dos 39 prefeitos integrantes do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, formado em 2001, foi a realização de um acordo com o Governo do Estado resultando em uma série de convênios, nos quais o governo estadual fornece mapas das ocorrências para os municípios.

Com base nesses relatórios a administração municipal pode saber onde estão localizadas as áreas mais críticas para desenvolver programas para prevenção do crime nesses locais. Esta iniciativa, baseada em geoprocessamento, é considerada modelo para boa parte das regiões brasileiras.

As informações são da Agência Brasil.