A Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), organização sem fins lucrativos voltada ao apoio da inovação tecnológica, implantará, a partir do ano que vem, uma incubadora para abrigar projetos de desenvolvimento de tecnologia aeroespacial, denominada IncubAero, no campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instituição de ensino do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP).

A informação é do presidente da FCMF, Jerônimo de Souza. A IncubAero, projetada pela FCMF que se destina a estimular a criação de empreendimentos baseados em tecnologias inovadoras e a abrigar projetos de pesquisadores e empresas ligados à indústria aeroespacial, está alinhada com o plano estratégico do Ita de formar engenheiros empreendedores.

Inicialmente a IncubAero utilizará instalações provisórias no campus do Ita, numa área da ordem de 400 m², enquanto se desenvolvem, em paralelo, gestões para viabilizar o projeto definitivo de aproximadamente 2.500 m², em área do CTA. De acordo com Jerônimo de Souza, já há um estudo visando a adequação do local e das necessidades requeridas pelo edifício que abrigará inicialmente cerca de 10 a 15 empresas incubadas.