O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou no final de dezembro o "Atlas do Censo Demográfico 2000", encerrando a série de divulgações de dados tendo como base o "Censo Demográfico 2000".

O Atlas, segundo o IBGE, reúne um conjunto de mapas com os resultados do Censo 2000, articulados em níveis geográficos diversos – por unidade da federação, município, setor censitário e bacia hidrográfica – e mostra a inserção do Brasil no contexto mundial.

Com isso, as principais informações do Censo 2000 estão, agora, disponíveis em forma de mapas, imagens e gráficos de fácil acesso. O atlas custará R$ 45 e será vendido, inicialmente, nas livrarias do instituto no país. É a primeira vez que o IBGE publica um trabalho com tantas aplicações.

São 201 mapas e imagens com informações censitárias e ainda dados sobre a relação entre a população e os recursos das bacias hidrográficas brasileiras. É possível perceber, por meio dos mapas, uma concentração populacional desigual sobre os Recursos Hídricos do país.

A publicação, com textos analíticos, gráficos, imagens de satélite e fotos, representa uma inovação na divulgação dos Censos Demográficos brasileiros, tradicionalmente apresentados em forma de tabelas.

Alguns mapas estarão disponíveis no site do IBGE – http://www.ibge.gov.br/.