O ministro Eduardo Campos recebeu na sexta-feira (13/2) o embaixador da China no Brasil, Jiang Yuande, e o terceiro secretário, Wang Ling.

O encontro confirma a continuidade dos programas existentes entre os dois países. "Viemos tratar de interesses comuns para intensificar e aprofundar a cooperação entre Brasil e China e estabelecer contato direto com o novo ministro", declarou Jiang Yuande. Eduardo Campos, que foi membro do grupo parlamentar Brasil-China, revelou uma boa visão da importância de parcerias entre os dois países e prometeu prioridade e continuidade aos programas de cooperação com a China. Entre os acordos existentes, destaca-se o Cbers – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres.

O programa já lançou dois satélites, Cbers-1 e o Cbers-2, um em 1999 e o outro em outubro de 2003. Este programa garante autonomia aos dois países na coleta de imagens da superfície terrestre, independente dos satélites de fornecedores de outros países. Jiang Yuande declarou apoio à proposta do governo brasileiro de comercializar as imagens feitas pelos satélites para os países menos desenvolvidos.

O próximo passo para lançar os outros dois satélites previstos no projeto será dado com a visita de uma missão técnica chinesa para continuar os estudos. O ministro Eduardo Campos se comprometeu em acionar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para tornar claro o cronograma de implementação até a visita do presidente Lula a Pequim, prevista para acontecer até o fim de maio.