Eventos em São Paulo

São Paulo sedia 3 eventos de Geoinformação em Maio

A Alcantara Machado Feiras de Negócios realiza simultaneamente de 4 a 6 de maio em São Paulo, no Centro de Convenções Imigrantes, os eventos: GEOBrasil – 5º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, ExpoGPS – 1º Congresso e Feira Internacional de Posicionamento por Satélite e GEO Óleo e Gás – 1º Seminário e Exposição Internacional de Geotecnologias para Oleodutos e Gasodutos.

Tutoriais

Para o dia 3 de maio estão programados 12 tutoriais, de 4 horas cada um, com a finalidade de revisar conceitos e preparar os participantes do congresso e visitantes da feira, que serão realizados nos três dias seguintes. O conteúdo programático de cada mini-curso pode ser conhecido nos sites dos eventos.

Congresso GEOBrasil 2004

As palestras e debates visam atender os diversos níveis de usuários e integradores da geoinformação, sejam especialistas ou tomadores de decisão. Fazem parte também do público alvo do GEOBrasil 2004 os administradores, analistas de sistemas, ambientalistas, engenheiros, entre outros. Além de geógrafos, geólogos, técnicos, urbanistas, acadêmicos, especialistas em marketing e administradores em geral das áreas pública e privada que necessitam integrar a geoinformação ao sistema de gestão de suas empresas. A programação está dividida em temas relacionados às novidades tecnológicas e na apresentação de casos de sucesso. Os debates previstos abordarão: Política Cartográfica Nacional, Infra-estrutura de Dados Espaciais, Imagens de Satélite e Fotos Aéreas e Software Livre para GIS. (www.geobr.com.br)

Congresso ExpoGPS2004

As palestras e debates abordarão temas relacionados às Tecnologias de Posicionamento por Satélite voltados para especialistas nas áreas de navegação e monitoramento aéreo, marítimo e terrestre, além de profissionais das áreas de construção civil, topografia, geodésia, cartografia e cadastro urbano e rural. O congresso também se destina a desenvolvedores de tecnologia nas áreas de LBS (Location Based Services) e profissionais pertencentes a empresas de segurança pública e privada, defesa civil e serviços de emergência. Além das principais novidades tecnológicas e da apresentação de experiências de usuários, o congresso terá um Fórum de Geoinformação para Segurança e os seguintes debates: Georreferenciamento de Imóveis Rurais – A Questão da Homologação, Georreferenciamento de Imóveis Rurais – Alternativas Metodológicas, LBS – Serviços Baseados em Localização – O que falta para o mercado crescer?, Integração Cadastro Urbano e Registro de Imóveis – O próximo desafio nacional. (www.expogps.com.br)

Seminário GEO Óleo e Gás

Este evento tem o patrocínio, coordenação técnica e apoio de divulgação da Petrobras e uma programação que atenderá aos profissionais e empresas que atuam na área de Pesquisa, Engenharia, Meio Ambiente, Transporte e Distribuição de óleo e gás utilizando geotecnologias em seus projetos. Estão previstas 15 palestras no seminário e mais um debate sobre Sensores Aerotransportados. (www.geo-oleoegas.com.br)

Feira Integrada

Na feira paralela, que tem acesso livre para profissionais do setor, as seguintes empresas já estão com confirmadas: Base Aerofotogrametria e Projetos, Char Pointer Informática, CTGEO – Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, Digibase – Base de Dados Digitais, Imagem Sensoriamento Remoto, Intersat Imagens de Satélite, Santiago & Cintra Importação e Exportação, Sisgraph, Petrobras, Portal MundoGEO, Revista InfoGEO, Revista InfoGPS, Revista Mira, GITA Brasil e GITA Internacional. Informações: (11) 6096-5311.

UE quer negociar participação no projeto Galileo

A União Européia (UE) espera que o Brasil aceite nos próximos meses negociar um acordo para participar do projeto europeu de navegação por satélite Galileo. Na próxima semana, o comissário Chris Patten debaterá o assunto com o ministro da Defesa José Viegas. O Brasil manteve contato de maneira reiterada nos últimos seis meses com a Comissão Européia, para obter informações sobre o projeto. O Galileo é o único programa civil europeu de navegação por satélite, tecnologia que atualmente depende exclusivamente dos sistemas norte-americano GPS e do russo Glonass, controlados e financiados por autoridades militares. Depois da assinatura de um acordo com a China há três meses para uma participação no projeto e das atuais negociações com a Rússia e os Estados Unidos, além das futuras com Israel e Índia, a Comissão Européia espera a confirmação do Brasil e de outros dois países latino-americanos, México e Chile. O Brasil interessa a UE por eu
tamanho, economia e sua experiência no campo da navegação por satélite.

Novo sistema de rasteamento de veículos via rede celular

A Synapsis Brasil, empresa especializada em soluções de sistemas de automação, controle e telecomunicações, lançou um novo produto para área de logística e monitoramento de frotas de veículos. Trata-se do Conect, sistema de posicionamento global (GPS) que se baseia em rede celular para transmissão de dados. Tradicionalmente, estas redes utilizam apenas transmissão de dados via satélite, o que encarece o serviço. No caso do Conect, é instalado um módulo GPS que, acionado por satélite, manda via SMS (mensagem instantânea) a localização geográfica do veículo, tudo pela rede celular. O equipamento ainda permite realizar comandos a distância que possibilitam, de forma remota, abrir e fechar portas, disparar alarmes e comunicarse por voz com o motorista. A Synapsis está concluindo os últimos detalhes para parceria com as principais operadoras de celular do país, o que deve ser fechado até final deste mês. Até 2004, a empresa projeta fechar cerca de 25 grandes contas para este tipo de serviço. Além dos serviços de rastreamento, a companhia atua na área de telemetria e telemedida, com soluções utilizadas para gerenciar estados variáveis associados a processos produtivos; segurança, que faz a supervisão de ocorrências locais, escritórios ou instalações comerciais e industriais; e produtos de gestão empresarial.

Saiba mais:
internet: www.synapsis.com

Sistema integrado a web e LBS

A S.Com do Brasil apostou em novos sistemas de rastreamento via satélite de veículos e cargas integrados com a Web e Location Based Ser- vices (LBS). O primeiro deles é a linha Satcom, composta de um conjunto de soluções para o rastreamento, monitoramento, gerenciamento on-line de veículos, cargas e seus condutores, via computador de bordo embarcado, integrados com a Web. Com tecnologia GSM (Global System Mobile) híbrida com satélite Globalstar, a linha Satcom oferece rastreador em módulos Siemens
MC35, que informa a cada três segundos o posicionamento da carga monitorada. Para permitir que a carga seja monitorada pela Web, a linha Satcom oferece todas as tecnologias via satélite com GSM, que trabalham numa mesma plataforma gerencial via web. O sistema integrado de logística embarcada é oferecido em módulos computadorizados capazes de informar on-line o momento exato de entrega das mercadorias. A informação pode ser btida tanto pelo entregador como pelo receptor. Para o motorista de veículos de frota ou carro de passeio, a S.Com lança O SC200, um sistema que possibilita ao condutor ligar para uma central telefônica para saber qual é sua localização naquele momento. Com tecnologia Location Based Services (LBS), o sistema permite que o atendente na central URA (Unidade de Resposta Audível) possa imediatamente informar a localização do solicitante em segundos.
internet: www.satcom.com
internet: www.s-comdobrasil.com.br

Livraria MundoGEO On-line

Lançamento

A Livraria MundoGEO acrescentou mais um título ao seu completo acervo na área de geoinformação: o livro “GPS de Navegação: para mapeadores, trilheiros e navegadores”, de autoria do professor doutor Cézar Henrique Barra Rocha. “É um livro que interessa a maioria dos profissionais de Geoprocessamento que necessitam fazer mapeamento, além dos desportistas que fazem trilhas (trekking, montanhismo, mountain bike, rafting, jipeiros, etc) e navegadores que utilizam o GPS como apoio em atividades náuticas ou aeronáuticas”, informa o autor. São abordados os Sistemas de Posicionamento existentes (EUA e Rússia) e projetados (Europa), com ênfase no único operacional/global: o Global Positioning System. É apresentado um capítulo de Cartografia aplicado ao uso do GPS, explicando os sistemas de coordenadas, referenciais (datum) e Sistemas de Projeção ônica
(cartas aeronáuticas), Policônica (cartas náuticas), com maior aprofundamento na Projeção UTM (cartas topográficas). Através de telas comparativas de uma série GPS tradicional com outra mais moderna, são explorados todos os recursos disponíveis nestes equipamentos, com explicações de como configurar o GPS com relação à carta utilizada e telas de menu “passo a passo” para modelos de GPS terrestres, náuticos e aeronáuticos. Finalizando, são apresentadas 21 características presentes em 33 modelos de GPS disponíveis no Brasil e no mundo, para auxiliar o leitor na compra e no uso integral e eficiente dos recursos e funções do seu receptor.
internet: www.mundogeo.com.br

Controlsat, investe US$ 1,2 milhão no rastreamento de frotas

A Controlsat investiu em uma nova concepção do sistema de monitoramento de veículos e frotas via satélite, dirigida ao mercado de Transportadores Rodoviários de Cargas, Gerenciadores de Risco, empresas de segurança, logística e rastreamento de cargas, desenvolvida com alta tecnologia. Trata-se do Controlsat Smart. “O software, embora rodando em uma plataforma compacta, permite inteligência embarcada com memória para armazenamento, atuando de forma dinâmica e com tempo de resposta eficaz, de acordo com as necessidades e aplicações de cada um dos nossos clientes”, explica Mario Roberto Vassallo, diretor da Controlsat Todos os acessórios atualmente em uso nos sistemas de monitoramento e rastreamento de frotas são compatíveis com o Smart, assim como as novas versões lançadas recentemente de travas de baú e de quinta roda.

 

Novidade
A Controlsat também lançou em 2003 o seu sistema de localização de veículos em áreas urbanas, via celular GSM, o Controlcell. Com tecnologia importada e utilizada por mais de 25 mil usuários na Europa e África do Sul, o novo sistema pode ser utilizado por qualquer tipo de veículo automotivo e com todos os acessórios de segurança disponíveis no mercado, permitindo comunicação bidirecional, localização precisa e rastreamento rápido do veículo, envio de informações como identificação de motorista, velocidade e status do veículo em tempo real, além de acesso a informações de caixa preta para recuperação de dados em caso de sinistro. Além dos lançamentos do Smart e do Controlcell, a Controlsat está promovendo a atualização do seu sistema de gerenciamento e monitoramento. “Todas essas ações envolveram uma soma de investimentos da ordem de US$ 1,2 milhão”, finaliza Vassallo.

 

Saiba mais: internet: www.controlsat.com.br

 

Microsoft se une a Vodafone para serviços de localização

O presidente da Microsoft, Bill Gates, anunciou uma aliança com a britânica Vodafone, maior grupo de telefonia móvel do mundo, para desenvolver serviços na internet para usuários de celular. As empresas fizeram uma demonstração dos novos serviços no Salão Mundial de Telecomunicações, que aconteceu em outubro, em Genebra. As inovações tecnológicas desenvolvidas pelas Microsoft Vodafone permitem tornar os serviços de rede acessíveis a um terminal móvel. Com ela, os usuários terão acesso a serviços de localização, mensagens e autenticação. Esses serviços na internet serão oferecidos às operadoras de telefonia, que por sua vez poderão passar para os pacotes oferecidos a seus clientes, explicaram as empresas. “Estamos muito otimistas com as possibilidades de convergência das telecomunicações com software, que permitirá unir o mundo da voz ao os dados, abrindo caminho para novas perspectivas de ganhos”, declarou Gates. O presidente da Microsoft lembrou seu investimento nos programas de navegação para a telefonia móvel. Gates manifestou também seu interesse pela televisão na internet, com o lançamento de um programa destinado a operadoras de telecomunicações e de cabo.

 

Satélite monitora rota migratória da baleias jubarte


Imagem do site www.projetobaleias.com.br
As rotas das baleias jubarte marcadas podem ser acompanhadas via internet

Pesquisadores estão avaliando diariamente as transmissões de sinais de pequenos microchips, implantados nas nadadeiras dorsais de 11 baleias jubarte. Os transmissores só funcionam quando as baleias sobem à superfície do mar para respirar, sendo captados por satélites do sistema francês Argos e retransmitidos, via internet, ao Brasil. As jubartes agora estão encerrando a temporada de reprodução na costa brasileira – entre a Bahia e o Espírito Santo – e dirigem-se para a Antártica, onde costumam se limentar. O trajeto percorrido nesta rota migratória é o que os pesquisadores querem identificar, no Projeto Monitoramento de Baleias por Satélite, iniciado em 2001, através do programa Expedição Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), com patrocínio da Shell Brasil. A facilidade com que os caçadores se aproximavam das baleias, no passado, foi determinante para o rápido declínio de sua população. Mas é também a razão pela qual a espécie foi escolhida para testar a tecnologia de telemetria como ferramenta desta pesquisa. Na implantação dos transmissores utilizam- se varas de 8 metros de comprimento, semelhantes a arpões, com a diferença de não causarem dano (os microchips pesam apenas 300 gramas e mal são percebidos pelas
baleias). O pesquisador fica a cerca de 3 metros do dorso do animal e, ao mesmo tempo em que faz o implante, colhe material para análises de DNA.

Saiba mais internet: www.projetobaleias.com.br

Denatran proíbe o uso de GPS

O Conselho Nacional de Trânsito aprovou a Resolução 153, que pune com multas a prática de dirigir e ao mesmo tempo utilizar equipamentos que geram imagens, como o GPS. Este só poderá ser utilizado com o carro estacionado e deverá ser coberto quando o veículo estiver em circulação. O proprietário flagrado com o equipamento em desacordo com a Resolução 153 pagará multa grave (R$ 127,69) e o veículo ficará retido até que seja adequado às normas. Se, além do equipamento instalado ao lado do motorista, o condutor for flagrado vendo as imagens, uma nova multa será aplicada de gravidade leve (R$ 53,20) por estar conduzindo sem atenção e cuidados indispensáveis à segurança.

Estados Unidos rejeitam sistema de navegação europeu

Desde o ano passado, quando a União Européia começou a estabelecer metas e prazos para a construção do sistema de navegação por satélites Galileo, os Estados Unidos passaram a uma atitude defensiva, temendo a superação de seu sistema GPS (Global Positioning System). Até agora, o Galileo é o único programa civil iniciado na área da navegação por satélite, uma tecnologia até o momento controlada unicamente pelo sistema norte-americano GPS e pelo russo Glonass, que são financiados e controlados por autoridades militares. Em março do ano passado, Washington lançou uma ofensiva contra o projeto europeu, dizendo que o sistema GPS está em condições de responder a todas as necessidades mundiais e que os EUA se oporiam a qualquer regra que estipulasse o uso obrigatório do sistema europeu. “Os Estados Unidos não vêem a necessidade de um projeto como o Galileo na medida em que o GPS poderá satisfazer as necessidades de todos os usuários do mundo em um futuro previsível”, anunciou, na época, o Departamento de Estado dos Estados Unidos. No entanto, caso a Europa continuasse com o projeto, os
norte-americanos “estariam então interessados em uma cooperação” para assegurar a compatibilidade entre os dois sistemas. Para tanto, o país propôs fechar com a União Européia um acordo de cooperação.

Projeto mapeia rios em fotos aéreas georreferênciadas com GPS

Criado para fazer um levantamento minucioso da qualidade da água nos principais rios, lagos e reservatórios hídricos do país, o projeto Brasil das Águas chega a Brasília. O hidroavião Talha-mar, pilotado pelo casal Gerard e Margi Moss, iniciou em outubro a expedição que percorrerá o país de ponta a ponta (100 mil quilômetros) medindo a qualidade da água de todas as bacias hidrográficas. O Talha-mar é equipado com sonda multiparamétrica, computador de bordo, GPS, câmeras fotográficas e filmadoras. O moderno laboratório instalado a bordo do hidroavião analisa vários parâmetros físico-químicos da água coletada, como pH, turbidez, condutividade, oxigênio dissolvido, temperatura, clorofila e salinidade. Cerca de 160 mililitros de cada uma das amostras coletadas serão encaminhados a outros laboratórios para análise de composição iônica, bacterioplâncton, caracterização isotópica, cianobactérias e nível de contaminação por metais pesados e micropoluentes orgânicos. Cada local de coleta do projeto Brasil das Águas é registrado em fotos aéreas georreferenciadas com GPS, permitindo aos cientistas visualizarem as características ambientais do terreno e da cobertura vegetal da origem de cada amostra. Com base nos resultados obtidos pelas análises e fotografias aéreas, os pesquisadores poderão identificar ambientes que nunca foram contaminados e desenhar um mapa fiel da situação das águas doces brasileiras.

Galileo terá cooperação do Canadá e da China

O Canadá ajudará a desenvolver o sistema de navegação por satélite europeu Galileo, informou a AEC (agência espacial canadense). O acordo entre a agência espacial européia e a similar canadense especifica que Ottawa contribuirá com até US$ 8,3 milhões para o projeto. “A nova geração de serviços de navegação Galileo também beneficiará canadenses em áreas como o controle dos tráfegos aéreo e marítimo, transporte terrestre, prevenção de crimes, planejamento urbano, agricultura e pesca”, disse em declaração o presidente da agência canadense, Marc Garneau, um ex-astronauta. O programa será lançado em 2006 e estará totalmente implantado em 2008. O Galileo usará até 30 satélites na órbita média da Terra e será apoiado por estações terrestres espalhadas por todo o globo, informou a AEC.
A China participará do financiamento do sistema europeu de navegação por satélite Galileu com US$ 234 milhões. Até agora, o Galileo é o único programa civil iniciado na área da radionavegação por satélite, uma tecnologia até o momento controlada unicamente pelo sistema norte-americano GPS e pelo russo Glonass, que são financiados e controlados por autoridades militares. O projeto de acordo bilateral referente ao Galileo foi assinado em setembro. Além de uma participação financeira da China, prevê atividades de cooperação em um amplo leque de setores vinculados ao sistema. A fase de lançamento do Galileo deve começar em 2006, dois anos antes do início de sua exploração.