De 4 a 6 de maio, em São Paulo, acontece o 1º Seminário Internacional de Geoinformação para Oleodutos e Gasodutos – GEO Óleo e Gás. O evento será realizado simultaneamente ao GEOBrasil e ExpoGPS 2004, organizados pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, e conta com o patrocínio da Petrobras. As palestras do seminário destacarão o GIS como ferramenta de apoio e tecnologias de mapeamento.
Sidney Pereira dos Santos, da Petrobras/Gás Natural, apresentará Uma Abordagem Segura na Implantação de um Sistema de GIS. O palestrante é engenheiro mecânico, MBA em Finanças Corporativas, e atua há 16 anos em projetos de gasodutos e estudos de viabilidade técnica e econômica, sendo responsável pelo projeto e implantação de um sistema GIS para suporte de engenharia de gasodutos.
Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica como Ferramenta de Apoio à Análise de Ocorrências Ambientais – Acidente da Baía de Guanabara – Janeiro de 2000 será o assunto abordado por Alexandre Tadeu Politano, da Petrobras/Cenpes. Ele mostrará que o registro cartográfico das manchas e filmes de óleo foi viabilizado pela análise integrada com dados de campo adquiridos quase simultaneamente às imagens em ambiente GIS.
A palestra A Utilização do Sonar e Sísmica de Alta Resolução na Identificação e Localização dos Dutos será ministrada por Pedro Orlando Vasconcelos Piauilino, da Petrobras. E, encerrando o seminário, será apresentada a palestra "Mapping of Oil Spill Environmental Sensitivity Index (ESI) in Western Amazonia, Brazil, Using USTC Classification of Dual Season GRFM SAR Image Mosaics", por Fernando Pellon de Miranda, da Petrobras/Cenpes, e Carlos Henrique Beisl e Enrico Campos Pedroso, da CBRR/COPPE/UFRJ.
Mais informações no site www.geobr.com.br, pelo telefone (11) 6096-5311 ou e-mail info@geobr.com.br.