O uso de sensores aerotransportados já se provou vantajoso em aplicações com limitado tempo de aquisição de dados, áreas ambientais sensíveis, zonas de transição e dificuldades com o relevo, condições comuns no setor petrolífero. Durante o GEO Óleo e Gás 2004 – 1º Seminário e Exposição Internacional de Geotecnologias para Oleodutos e Gasodutos, será realizado um debate cujo principal objetivo será a comparação de tecnologias e produtos de sensores aerotransportados. Já confirmaram participação neste debate: Guilherme Pinho, da Digimapas; Amauri Brandalize, da Esteio Engenharia e Aerolevantamentos; e o consultor Oscar Paulo Cross Braun. O evento será realizado simultaneamente ao GEOBrasil, ExpoGPS e GEOInteligência 2004, de 4 a 6 de maio, no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo.
Ulisses Amado, consultor técnico da Transpetro; Marcelino Guedes, gerente de Tecnologia da Transpetro, Fernando Pellon de Miranda, consultor técnico da Petrobras/Cenpes; Isaac Rafael Wegner, coordenador de Contingência da Petrobras/SMS Corporativo; e Wilson José de Oliveira, consultor técnico da Petrobras/Engenharia, formam a Comissão Técnica do GEO Óleo e Gás, evento que apresentará 15 palestras e conta com o patrocínio e a coordenação técnica da Petrobras. As palestras serão distribuídas em quatro painéis, sob os temas: GIS nos Estudos Geotécnicos de Faixas de Dutos Terrestres, Análise Espacial através de Tecnologia GIS, Tecnologia de Mapeamento e GIS como Ferramenta de Apoio.
GEOBrasil, ExpoGPS, GEOInteligência e GEO Óleo e Gás são eventos promovidos pela Alcantara Machado Feiras de Negócios. Mais informações no site www.geobr.com.br, pelo telefone (11) 6096-5311 ou e-mail info@geobr.com.br.