O Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB) avaliou nesta quarta-feira (31/3) propostas para revitalização do Programa Espacial Brasileiro.

As propostas buscam melhorar o desempenho do Sistema Nacional de Atividades Espaciais (Sindae) e fortalecer o programa espacial. Elas foram elaboradas com base no Relatório do Acidente ocorrido com o VLS-01, bem como nas dificuldades e carências identificadas pela AEB relacionadas à execução do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

O Conselho Superior da AEB tem, dentre outras, as atribuições de deliberar sobre as diretrizes para execução da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE) aprovada pelo Presidente da República; apreciar propostas de atualização desta política, para encaminhamento ao ministro da C&T; atuar na elaboração do PNAE; apreciar acordos, contratos, convênios e outros instrumentos internacionais, no campo das atividades espaciais, e analisar as propostas de atos de organização e funcionamento do sistema espacial.