O GEOBrasil 2004 – 5º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, de 4 a 6 de maio no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, apresentará as novas potencialidades do emprego de geotecnologias para aquisição, análise e disseminação de informações consolidadas em um GIS.

No caso de aplicações para a administração municipal, o processo pode abranger desde ortofotos e imagens de alta resolução para a geração de layers de quadras, lotes e ruas, etc, até o desenvolvimento de aplicativo Web para consulta e desenvolvimento de solução móvel para atualização de dados. Segundo o palestrante Marcos Leandro Kazmierczak, analista de Negócios da Imagem, o GIS pode otimizar os resultados e diminuir custos em até três vezes, em relação aos procedimentos usuais de geração de um cadastro urbano.

"A implantação da cultura GIS não é inacessível aos municípios, devendo ser vista não como despesa, mas como investimento do município na produção de informação que irá gerar, por sua vez, um retorno rápido em termos de receitas e de políticas públicas", comenta o palestrante.

Além das aplicações destinadas à gestão pública, o GEOBrasil destacará a integração de geotecnologias associadas a análises de mercado para o desenvolvimento de novos negócios para a iniciativa privada.

O evento ainda é especialmente indicado aos empreendedores, pois apontará caminhos para exportação de serviços e produtos de geoprocessamento através da palestra de Michael Steinmayer, da SulSoft.

Informações http://www.geobr.com.br/ (11) 6096-5311 ou info@geobr.com.br.

Confira aqui a programação das 114 palestras, 10 debates e 12 tutoriais