Novas tendências para o rastreamento aplicado a Logística e Segurança do Transporte e Distribuição

Os sistemas de rastreamento e monitoramento têm sido utilizados por veículos de transporte de cargas com o objetivo de prevenir o roubo tanto do veículo quanto da carga. As principais vantagens para as empresas que adotam esses sistemas são o comportamento pró-ativo, evitando o acionamento de sinistros com uma ação corretiva imediata e eficaz, além de, principalmente na parte de logística, otimizar as operações, melhorando o uso das frotas e reduzindo custos.

O sistema de comunicação para rastreamento pode ser via satélite ou celular. O uso de comunicação via satélite apresenta vantagens, como a possibilidade de cobertura nacional e internacional; independentemente de uma infra-estrutura terrestre para seu funcionamento, permite operação sob quaisquer condições ambientais e, ainda, mantém o serviço disponível em 99% do tempo de utilização. Entretanto, possui a desvantagem de menor precisão de posicionamento em grandes centros urbanos devido à presença de edifícios, além de apresentar um custo de comunicação nem sempre competitivo, quando comparado a outros meios.

Já a comunicação via celular permite uma cobertura urbana mais precisa (desde que existam estações de Rádio- Base), possui tempo de atuação inferior ao do satélite e custo de comunicação mais competitivo. Em contrapartida, não dispõe de cobertura fora dos grandes centros, além da inexistência de acordos entre operadoras para roaming, incompatibilidade entre sistemas (TDMA, CDMA, GSM) e tarifa interurbana pouco competitiva em caso de roaming.

Para resolver esse impasse, a solução ideal é o Sistema Híbrido, que combina o funcionamento do satélite com o celular. Entretanto, atualmente, existe o problema do alto custo do hardware e a necessidade de acordos entre diferentes operadoras.

A operação logística necessita de troca de informações com confiabilidade, por meio de um sistema eficiente de gerenciamento e monitoramento, que permita a troca de mensagens e forneça ferramentas para a tomada de decisões e implementação de ações em tempo real.

A tendência do mercado é que as empresas utilizem Sistemas de Gerenciamento e Monitoramento enfocando, em primeiro lugar, a segurança e, em segundo, a logística. Contudo, atualmente essa tendência se alterna, pois cada vez mais as empresas necessitam otimizar suas operações e reduzir seus custos.

O mercado atual possui uma frota de 1,5 milhão de caminhões no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), com um mercado alvo para o Sistema de Rastreamento Via Satélite de 450 mil caminhões utilizados em rotas de médias e longas distâncias, além de aproximadamente 1 milhão de caminhões nos países limítrofes (América Latina, excluindo o Brasil).

O Sistema Via Celular possui como mercado alvo as frotas de caminhões para a distribuição urbana (aproximadamente 1,05 milhão de caminhões), além da polícia e outros serviços públicos que exijam consultas a banco de dados.

Helio Kairalla Bahmdouni
Diretor da Controlsat Tecnologia do Controle de Frotas
hkairalla@controsal.com.br