A partir de agora o governo terá uma previsão mais exata da safra agrícola. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participou do lançamento do Sistema de Previsão de Safras no Brasil por Satélite. Equipamentos instalados em aviões vão mapear as áreas de cultivo e dar informações semanais sobre as principais culturas.

O sistema vai possibilitar que o governo defina políticas públicas mais eficazes e distribuição de recursos, para corrigir eventuais quedas de produtividade em áreas atingidas por chuvas, por exemplo. "Os produtores receberão semanalmente informações sobre as previsões climáticas, e dessa forma também poderão adotar medidas para uma melhor produtividade", ressaltou Roberto Rodrigues.

O sistema começa a ser usado nas culturas de café, milho, soja, laranja e cana-de-açúcar e depois será estendido para outras culturas. O ministro informou ainda que o sistema poderá ser usado futuramente por todos os países do Mercosul. A previsão de safra é uma das prioridades na Companhia Nacional de Abastecimento. Desde 1977 a CONAB faz a pesquisa com base em informações repassadas pelos produtores e instituições ligadas a atividades rurais. A mudança incorpora o que há de mais moderno no mundo.

O sistema, que vai custar aos cofres públicos R$ 13 milhões, será totalmente implantado até 2006. O presidente da CONAB, Luís Carlos Guedes Pinto, explicou que o desenvolvimento do projeto foi baseado em necessidades internas e externas, devido ao crescimento da importância do agronegócio no país e no mundo. A execução do programa tem o apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Informações Agência Brasil.