Um novo satélite de sensoriamento remoto da DigitalGlobe, representada no Brasil pela Intersat, já tem data para ser lançado. O WorldView, como foi batizado, contém qualidades jamais vistas no mercado. O satélite, que tem previsão para ser lançado em meados de 2006, poderá coletar até 500 mil km² por dia de imagens com 0,5 metros de resolução.

Ele será equipado com um sistema de geolocalização que permitirá uma precisão de posicionamento melhor que 10 metros de qualquer parte do mundo sem pontos de apoio em campo, além de mostrar agilidade nas coletas múltiplas e geração de pares estereoscópicos. O WorldView será capaz de coletar imagens com resolução de 50 centímetros no modo pancromático e 2 metros no modo multi-espectral.

Além de toda essa eficiência, maior segurança. Segundo o Herb Satterlee, presidente e CEO da DigitalGlobe, a órbita elevada do WorldView, de aproximadamente 800 km, permitirá ao satélite revisitar as áreas de coleta com mais freqüência. "As imagens poderão ser obtidas mais de uma vez por dia", afirma. E ainda não para por aí.

O WorldView poderá associar-se ao satélite QuickBird, também da DigitalGlobe, formando uma constelação de satélites capaz de coletar mais do que quatro vezes e meia as imagens coletadas atualmente por outro sistema de imageamento de alta resolução. +Informações http://www.intersat.com.br/