Com o objetivo de proporcionar ao Governo Federal maior controle da fronteira brasileira, a Embrapa Monitoramento por Satélite, de Campinas, desenvolveu um mais novo sistema de monitoramento remoto.

O Sistema de Assentimento Prévio e Gestão de Crises, como foi chamado, vai ajudar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na avaliação, de forma integrada, das demandas de exploração dos recursos naturais em atividades como garimpo, exploração mineral e energética, fazendas de grande porte, obras de infra-estrutura e os problemas ou riscos envolvidos nestas atividades, além de monitorá-las.

O sistema integra os cadastros e bancos de dados do DNPM, IBGE, IBAMA, FUNAI e de órgãos federais. Trata-se de um grande conjunto documental, cartográfico e iconográfico de todas as atividades licenciadas ao longo da faixa fronteiriça. Segundo Luciane Dourado, responsável na Embrapa em fornecer informações sobre o assunto, o sistema é de fácil manuseio.

"Ele foi construído em base de softwares livres ou de domínio público, responde a perguntas, tem várias formas de acesso, ilustra com mapas e ajuda a elaborar pareceres e relatórios", afirma.

+Informações http://www.cnpm.embrapa.br/