Quatro eventos de geotecnologia reunidos em apenas um local. GEOBrasil 2004 – 5º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação -, ExpoGPS – 1º Congresso de Posicionamento por Satélite -, GEO Óleo e Gás – 1º Seminário Internacional de Geotecnologias para Oleodutos e Gasodutos
– e GEOInteligência – 1º Fórum Latino-Americano de Proteção e Gerenciamento Crítico de Infra-Estrutura de Serviços Públicos -, reuniram mais de três mil pessoas no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de maio. Deste total, 600 eram congressistas e puderam assistir às 114 palestras e aos 10 debates. O restante desfrutou da feira que contou com 54 estandes. Mais de 2.600 visitantes exclusivos da feira puderam ver expostas praticamente todas as marcas nacionais e importadas deste mercado.


Debate "Imagens de Satélite de alta resolução": Antônio Carlos Tomaselli (UNESP), Fernando Dias (ESTEIO), Antônio Machado (GISPLAN), Luis Leonardi (INTERSAT).

Segundo a organizadora da quinta edição do Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, Alcantara Machado Feiras de Negócios, eventos como esse são importantes mecanismos de atualização para profissionais da área, "pois apresentam as ferramentas necessárias para atender as necessidades do dia-a-dia do grande público, que busca cada vez mais as geotecnologias, como os serviços baseados em localização (LBS)". Mais que um mecanismo de atualização, um importante instrumento para realizar negócios. Somente a Santiago & Cintra, empresa especializada em equipamentos topográficos e em soluções de mapeamento, pôde fechar negócios na ordem de mais de 2 milhões de reais por ocasião do evento GEOBrasil 2004.

Mas foi o público qualificado que garantiu o sucesso do acontecimento. "É a primeira vez que tenho a oportunidade de vir ao Brasil para um evento como este e achei que os estandes estão muito bem organizados. O público é formado por profissionais conhecedores da tecnologia, o que faz da feira o local ideal para a troca de experiências com os usuários", disse David J. Maguire, diretor internacional de Produtos e Soluções da norte-americana ESRI, representado no Brasil pelas empresas Imagem e Gempi. Essas qualidades deram à parceria o título de melhor evento
latino-americano de geoinformação já realizado na América do Sul.